sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Festa de Formatura: 2013

Por Érica de Campos, P.E.I. - EI 31



"Agradeço a todos do E.D.I Renan de Souza Leal por ter feito parte do crescimento 
e do desenvolvimento do meu Niquinho, dando toda atenção, carinho e amor, 
preparando-o para uma nova fase que esta por vir".
Diane Paciencia, mãe de Nicolas (Turma EI 31)


   Este depoimento acima simboliza bem a atmosfera de afetos que foi sendo criada ao longo dos anos 2012 e 2013. É um depoimento de alguém que fez e fará sempre parte da história da nossa unidade escolar e que representa todos os envolvidos: educadores, familiares e crianças - que permaneceram juntos neste período e que construíram um mar de possibilidades de aprendizagens que jamais serão esquecidas.

   No dia 13 de dezembro de 2013 foi realizada nossa segunda formatura das turmas EI 30 e EI 31, no Centro Social do Conjunto campinho, em Campo Grande/RJ. Com o tema do nosso PPA, estávamos todos embalados pela obra "A Lua", de Tarsila do Amaral, nos empenhamos muito para que a festa fosse um sucesso. E como foi!

  Além de alegres, obviamente, todos estavam muito emocionados, crianças, educadores e familiares, não houve quem resistisse ao clima tocante que pairava no ar... Afinal estas turmas estão conosco desde o Maternal I e agora, infelizmente, fechamos mais um ciclo que deixará muitas saudades e uma caixa enorme de boas lembranças.

   Sentimos a cada dia a necessidade de formarmos cidadãos conscientes, com mais esperança em seus corações e buscando meios felizes para serem úteis ao mundo, ao próximo, (re)construindo os caminhos a sua volta. Por tanto, esperamos que como educadores, que afetam e são afetados, tenhamos contribuído para que os caminhos de nossos pequenos sejam plenos de positividade, pois estas crianças, com certeza, nos deixaram marcas que nos ensinarão ainda por muito tempo.

  Embora estivéssemos repletos de alegria por estarmos concluindo mais uma "missão", havia um pouquinho da tristeza que toda despedida gera, mas estas também são necessárias para o nosso crescimento pessoal. Sentiremos muita saudade e de longe estaremos torcendo sempre pelo sucesso de cada uma de nossas crianças. Nossas portas estarão sempre abertas, para elas e para suas famílias. Gostaríamos muito que nossos laços permanecessem e que as notícias cheguem vez ou outra.










Queridos Formandos!


O nosso EDI se sente orgulhoso por poder compartilhar esse momento.

Agradecemos a todos os que fizeram parte de mais essa jornada que foi o ano de 2013. 
E que se inicie mais uma em 2014: Avante!


quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Despedida saborosa: Os vendedores, ou melhor dizendo, os comedores de frutas!

Por Telma Cristina, A.A.C. - Turma EI 31


Os vendedores e vendedoras de frutas: EI 31/2013
(atividade inspirada na obra "O Vendedor de frutas", de Tarsila do Amaral)


  A despedida da nossa Turma EI 31 deste ano foi um pontapé para a ideia de uma vida saudável que deve iniciar já desde criança. 

  Tia Érica nos propôs uma festa diferente das que eles estão acostumados, eu e Andréa logo apoiamos e partimos para a ação.

  Pedimos aos familiares que contribuíssem com frutas e sucos variados. Tia Andréa fez os saquinhos com gelatinas multicoloridas, Tia Telma (eu) cortou as frutas para preparar uma deliciosa salada e Tia Érica providenciou a decoração inspirada na obra da Tarsila do Amaral, "O Vendedor de frutas", utilizando trabalhos que fizemos com a turma. Todos tiveram a oportunidade de conhecerem as frutas, tocarem, sentirem, provarem cada uma delas acompanhando todo o processo. E também... brincar na cama elástica!






















  Além disso, cada criança recebeu um lindo presente: um livro e uma foto do dia em que brincamos de "vendedores e vendedoras de frutas". Foi muito divertido ver eles se reconhecendo nas fotografias.



  Assim foi feita a nossa festinha de despedida: a mais saudável e deliciosa que eles já tiveram. Nossos pequenos amaram e se deliciaram, foi tudo muito gostoso e as crianças nem sentiram falta das guloseimas engordativas de costume. Pois bem, poderíamos repetir a ideia em qualquer evento pois já sabemos, nossos pequenos se amarram. Mas é uma pena que este ano está chegando ao fim... 


Sentiremos muitas saudades!