Por Érica de Campos, P.E.I. - Turma EI 31
Nas duas semanas que antecederam a nossa I Expo Índio, trabalhei intensamente com a minha turma os conteúdos fazendo links com a cultura indígena brasileira, o que acabou resultando num projeto (que quis intitular: "Projeto Dias de Índio").
E como sou gosto muito e acho de suma importância a valorização da cultura indígena (sinceramente, acho que as escolas brasileiras trabalham muito superficialmente questões relacionadas), gostaria de compartilhar aqui no blog a minha experiência - muitíssimo bem sucedida! (*Tanto que virou até trabalho para uma das minhas disciplinas da Pós-graduação!)
Foram dias produtivos e divertidíssimos. De início não puderia ter previsto tamanho envolvimento da turma, mas quando engatamos as primeiras atividades já ficou bem evidente o que estava por vir...
Tentei resumir o projeto em palavras "pedagógicas", caso queiram adaptá-lo:
☻Projeto Dias de Índio
- Socialização – estimulando as relações de coleguismo, de amizade e cooperação;
- Estimular a oralidade usando livro, música e audiovisual – compreensão e interpretação de histórias, cantar músicas;
- Reconhecer o ritmo na música;
- Estimular a linguagem e a expressão corporal – danças e imitações;
- Estimular a apreciação e valorização de objetos artesanais.
- Estimular a prática da coordenação motora em diferentes atividades de recorte, colagem e pintura;
- Reconhecer tamanhos – grande/pequeno, maior/menor,;
- Reconhecer quantidade - mais/menos;
- Reconhecer cores;
- Distinguir formas e imagens – igual/diferente;
- Distinguir características físicas do homem e da mulher;
- Diferenciar paisagens – natural e modificada.
- Conhecer e valorizar a cultura indígena – hábitos, costumes e artes;
- Reconhecer a cultura indígena como parte integrante de nossa cultura;
- Valorizar a diversidade racial do povo brasileiro e propiciar o respeito à diferença racial e cultural;
- Conhecer e valorizar o contato e a relação de respeito à Natureza, próprios da cultura indígena, estimulando preservação do meio ambiente;
- Valorizar a sabedoria dos mais velhos na transmissão de conhecimento através da oralidade;
- Tornar prazeroso o processo de aprendizagem no ambiente escolar.
Desenvolvimento com a turma
*Para facilitar o entendimento, dividi, por assim dizer, o projeto em três eixos (mídias utilizadas): Texto, Audiovisual e Música.
**Coloquei links em tudo o que pude encontrar na web (músicas, vídeos, entre outros).
☺Texto
► Queno-Curumim, de José Américo de Lima Objetivo: Trabalhar a relação de respeito e preservação que os indígenas tem com a natureza.
Atividades: Fazer a leitura para a turma e posteriormente a interpretação; pedir que as crianças recontem a história
► Versão resumida (feita para a turma) dos romances O Guarani e Iracema, de José de Alencar
Objetivo: Trabalhar as características físicas dos personagens indígenas dessas obras: Peri e Iracema – masculino e feminino.
Atividades: Fazer coletivamente nossos Peri e Iracema usando alunos como molde – recorte, colagem e pintura.
☺Audiovisual
Objetivo: Trabalhar valorização da sabedoria dos mais velhos na transmissão de conhecimento através da oralidade - lenda indígena que conta a aquisição do fogo pelo homem.
Atividades: Assistir ao vídeo fazendo comentários/questionamentos pertinentes a história. Conduzir a interpretação da história. Pedir que os alunos recontem a história.
Objetivo: Trabalhar as características de uma aldeia e os costumes indígenas.
Atividades: Assistir ao vídeo fazendo comentários e questionamentos pertinentes a história. Pedir que os alunos recontem a história dramatizando algumas cenas. Conhecer o CUITÉ e fabricar coletivamente as nossas cuias de cuité.
Objetivo: Trabalhar corpo, movimento, linguagem e quantidade.
Atividades: Dançar e cantar. Atentar para a animação do clipe – mais/menos índios na canoa.
►Áudio musical com imagens de índios brasileiros em seu habitat natural Amazonas - Índios do Brasil, postado no canal do YouTube Mundiverso
Objetivo: Trabalhar as características, vestimentas e habitat dos indígenas através de imagens de índios brasileiros.
Atividades: Conhecer a imagem real dos índios brasileiros, identificar elementos que compões seu habitat natural, seus objetos e vestimentas. Observar as características físicas desses índios.
☺Música
►Mestre Guia, de Mestre Ambrósio (álbum “Terceiro samba”, de 2001);
►Espírito da mata, de Mestre Ambrósio (álbum “Terceiro samba”, de 2001);
►Vó cabocla, de Mestre Ambrósio (álbum “Fuá na casa de Cabral”, de 2000).
Objetivo: Trabalhar corpo, movimento e linguagem – dançar e cantar. Relaxamento. Identificar alguns instrumentos na música. Reconhecer o ritmo da música. Conhecer e o instrumento indígena Pau-de-chuva.
Atividades: Deitar, fechar os olhos e ouvir a música. Imaginar cenas relativas ao cotidiano indígena. Acompanhar o ritmo da música com palmas e pés. Conhecer, ouvir e manusear o Pau-de-chuva. Conhecer uma sonoridade próxima a das músicas indígenas.
Registros das atividades
☻Fabricando nossos personagens - Peri e Iracema:
Desenhando os personagens a partir de modelos (Peri: Rychard e Iracema: Raquelly) |
Vestindo nossos personagens (trabalhando gênero - masculino e feminino, partes do corpo, vestes e características físicas indígenas) |
Peri e Iracema prontos (trabalhando gênero - masculino e feminino, partes do corpo, vestes e características físicas indígenas) |
☻Conhecendo o CUITÉ e fazendo a nossa arte:
Imagens utilizadas para mostrar a árvore que dá o cuité. |
Conhecendo o cuité (trabalhando tamanho, peso, cor, tamanho) |
Abrindo o cuité (trabalhando forma, aberto/fechado, dentro/fora, cheiro, textura) |
Cuité aberto (trabalhando peso, vazio/cheio, cheiro, forma) |
Pintando o cuité (trabalhando coordenação motora, cores, lados - de dentro, de fora) |
Fazendo o acabamento das cuias (Érica - P.E.I. e Fátima - A.A.C.) |
Conferindo o resultado do nosso trabalho (trabalhando valorização da arte, artesanato e objeto indígena, dentro/fora, forma, fechado/aberto) |
Conhecendo a aroeira e o café (trabalhando as utilizações do vegetal, cheiro) |
Conhecendo o urucum e o café (trabalhando as utilizações do vegetal, cheiro, cor) |
☻Conhecendo o Pau-de-chuva:
Curtindo o som do Pau-de-chuva (trabalhando som, ritmo, forma) |
Vídeo feito, a partir de fotos e pequeno vídeo, enquanto eles exploravam o pau-de-chuva.
☻Conecendo mais sobre a cultura indígena:
Assistindo aos curtas animados "Ilya e o fogo" e "Brincando na aldeia". |
☻Virando Índio, formando a tribo:
Telma (A.A.C.) pintando os curumins |
Érica (P.E.I.) juntando a tribo para a festa |
☻Dia de festa. A tribo feliz da vida!
(Veja mais sobre este dia na postagem feita anteriormente:
Lindo demais!!! Parabéns, querida!!! Isso faz parte de uma Educação Significativa!! Sua turminha adorou e vivem revivendo momentos tão especiais com a visualização deste vídeo e cartazes, blocão expostos em sala!! Foi muito bom mesmo!! Parabéns pelo empenho de todas!!!
ResponderExcluirObrigada! Realmente foi um momento muito significante para eles e para mim também... Isso só me faz querer produzir momentos assim cada vez mais e melhor! Bjs
ExcluirLINDO PROJETO AMEI...
ResponderExcluirQUERIDA ÉRICA, A IDEIA FOI MUITO BEM DINAMIZADA!! A DIVISÃO EM EIXOS TEMÁTICOS, E TODOS BASEADOS NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES. ALÉM DE SIGNIFICATIVA, A IDEIA FOI TECIDA PELA TURMA (PARA NÃO DIZER CONSTRUÍDA) PONTO POR PONTO, COM PACIÊNCIA, SEM PRESSA. E TEM AINDA O ASPECTO CULTURAL ALEGRE E INTEIRAMENTE VIVENCIADO PELA TURMA, OU SEJA, INTERAÇÃO COM A NARRAÇÃO DOS CONTOS E DAS LENDAS, AS DANÇAS RÍTMICAS, BRINCADEIRAS TÍPICAS E A EXBIÇÃO DE VÍDEOS, QUE A NOSSO VER, É O RECURSO QUE MAIS APROXIMA A TURMA DA VIDA TRIBAL.
ResponderExcluirEU TAMBÉM FIZ ALGO PARECIDO E EXIBI, ALÉM DE OUTROS, O MESMO VÍDEO CITADO AQUI. MAS NADA COMPARADO COM O QUE LI AQUI.
PARABÉNS!!
QUE DEUS NOS PERMITA, ALGUM DIA, REALIZARMOS ALGO JUNTOS!
P.E.I GUSTAVO OLIVEIRA - 5.ª CRE