sexta-feira, 21 de março de 2014

2ª Reunião com responsáveis - Turma EI 31

Por Telma Cristina, A.E.I. - Turma EI 31





  A reunião com familiares da turma EI 31, aconteceu no último dia 15. Infelizmente poucos compareceram, porém foi bastante proveitosa.

  A nossa coordenadora pedagógica, Andréa Barreto, nos deu apoio e nosso assunto principal foi abordar um pouquinho sobre o desenvolvimento da fala.

  O assunto é pertinente em nossa unidade escolar, já que é na infância que podemos notar mais facilmente possíveis disfunções e procurar ajuda de especialistas quando necessário.

 Utilizamos o artigo Marcos do desenvolvimento: Fala para iniciar a abordagem do tema (distribuímos uma cópia para cada presente). Os presentes gostaram muito do assunto e participaram com relatos e comentários, fizeram perguntas, principalmente tirando dúvidas.



   Após, lemos uma mensagem que aborda a importância da Educação Infantil na vida das crianças:


Apenas brincando

Quando estou construindo com blocos no quarto de brinquedos, por favor, não diga que estou apenas brincando, porque enquanto brinco, estou aprendendo sobre equilíbrio e formas.

Quando estou me fantasiando, arrumando a mesa e cuidando das bonecas, por favor, não me deixe ouvir você dizer: ele está apenas brincando, porque enquanto eu brinco, eu aprendo. 
Eu posso ser mãe ou pai algum dia.

Quando estou pintando até os cotovelos, ou de pé diante do cavalete, ou modelando argila, por favor, não diga que estou apenas brincando, porque enquanto eu brinco, eu aprendo. Estou expressando e criando. 
Eu posso ser artista ou inventor algum dia.

Quando estou entretido com um quebra-cabeça ou com algum brinquedo na escola, por favor, não sinta que é um tempo perdido com brincadeiras, porque enquanto brinco, estou aprendendo. Estou aprendendo a me concentrar e resolver problemas. 
Eu posso estar numa empresa algum dia.

Quando você me vê aprendendo, cozinhando ou experimentando alimentos, por favor, não pense que porque me divirto, é apenas uma brincadeira. 
Eu estou aprendendo a seguir instruções e perceber as diferenças. 
Eu posso ser um chefe algum dia.

Quando você me vê aprendendo a pular, saltar, correr e movimentar meu corpo, por favor, não diga que estou apenas brincando. Eu estou aprendendo como meu corpo funciona. 
Eu posso ser um médico, enfermeiro ou um atleta algum dia. 

Quando você me pergunta o que fiz na escola hoje. E eu digo: eu brinquei. Por favor, não me entenda mal. Porque enquanto eu brinco, estou aprendendo. Estou aprendendo a ter prazer e ser bem sucedido no trabalho. Eu estou me preparando para o amanhã. 
Hoje, eu sou uma criança e meu trabalho é brincar.


segunda-feira, 10 de março de 2014

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Por Renata Albudane, Diretora - E.D.I. Renan de Souza Leal



   No dia internacional da mulher fizemos um mimo para nossas mulheres maravilhosas do EDI Renan de Souza Leal: Um singelo mural com as fotos e a seguinte frase:
"Agora chegou a vez vou cantar, mulher brasileira em primeiro lugar"




Um pouquinho da história desse dia tão especial: 

   Todos sabem que o preconceito é um marco presente na vida da humanidade e a mulher não ficou de fora, em razão dele sofreu grandes perdas.

   Ao longo da história, as mulheres estiveram sempre subjugadas às vontades dos homens, a trabalhar como serviçais, sem receber nada pelo seu trabalho ou então ganhavam um salário injusto, que não dava para sustentar sua família.

  Em razão desses e tantos outros modos de discriminação, as mulheres se uniram para buscar maior respeito aos seus direitos, ao seu trabalho e à sua vida.

   A discriminação era tão grande e séria que chegou ao ponto de operárias de uma fábrica têxtil serem queimadas vivas, presas à fábrica em que trabalhavam (em Nova Iorque) após uma manifestação onde reivindicavam melhores condições de trabalho, diminuição da carga horária de 16 para 10 horas diárias, salários iguais aos dos homens – que chegavam a ganhar três vezes mais no exercício da mesma função.

  Porém, em 8 de março de 1910, aconteceu na Dinamarca uma conferência internacional feminina, onde assuntos de interesse das mulheres foram discutidos, além de decidirem que a data seria uma homenagem àquelas mortas carbonizadas.

  No governo do presidente Getúlio Vargas as coisas no Brasil tomaram outro rumo. Com a reforma da constituição, acontecida em 1932, as mulheres brasileiras ganharam os mesmos direitos trabalhistas que os homens, conquistaram o direito ao voto e a cargos políticos do executivo e do legislativo.

  Ainda em nosso país, há poucos anos, foi aprovada a Lei Maria da Penha, como resultado da grande luta pelos direitos da mulher, garantindo bons tratos dentro de casa, para que não sejam mais espancadas por seus companheiros ou que sirvam como escravas sexuais deles.

  Mas a mulher não desiste de lutar pelo seu crescimento, o dia 8 de março não é apenas marcado como uma data comemorativa, mas um dia para se firmarem discussões que visem à diminuição do preconceito, onde são discutidos assuntos que tratam da importância do papel da mulher diante da sociedade, trazendo sua importância para uma vida mais justa em todo o mundo.

*Texto de Jussara de Barros, Graduada em Pedagogia.