quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Centro de estudos e planejamento

Por Érica de Campos, P.E.I. - Turma 31    

Renata (diretora) e Laura (Professora Articuladora) falando com o grupo

   Nos dias 2 de fevereiro foi dada a largada para o inicio do ano letivo de 2012, sendo reservado para esse dia e o seguinte para a elaboração do planejamento, aos estudos, à organização dos espaços e materiais. Além disso, foi possível organizar os grupos de trabalho, os horários e obviamente nos apresentarmos  para nos conhecermos melhor - Direção e equipes.

   Os temas para estudo e discussão foram "A criança e o ambiente" e "A construção do grupo", e acredito eu, que nesses dois dias aconteceu uma coisa bem legal em relação a esses temas. É que as falas das pessoas (mesmo que por equipes) acabaram revelando que víamos esses dois temas se complementando. Ou seja, trazendo para o cotidiano do nosso E.D.I., concluímos que para que as nossas crianças pudessem usufruir de um ambiente saudável (em todos os aspectos), o nosso grupo (independente de equipe ou cargo) teria que estar forte, unido e consciente das necessidades de suas crianças. E ter esse tipo de resposta do grupo, deve ter sido bem positivo e motivo de orgulho para nossa direção (Renata - Diretora, Regina - Subdiretora e Laura - Professora Articuladora).

    Tudo ficou mais explicito depois que assistimos ao vídeo "Campaña de publicidad contra el castigo físico infantil", que além de ser um belíssimo curta-metragem de animação, nos proporcionou dar início a uma série de questionamentos para pensar o bem estar da criança, uma vez que o vídeo nos mostra que o educar e o brincar devem estar sempre unidos no universo infantil e que o papel do adulto na vida de uma criança é o de ocupar-se com o cuidar sem tolir e sem tirar a autonomia, sempre apontando uma direção, orientando para um caminho seguro e saudável para ela, amando-a e protegendo-a, para que se conquiste a sua confiança. Ou seja, os verbos educar e cuidar devem ser sempre conjugados juntos na Educação Infantil.


Assista aqui esse lindo curta-metragem de animação. Sinta e pense sobre ele!




  Depois de assistirmos ao vídeo, debatemos e fizemos algumas atividades lúdicas para expor o que pensávamos e chegarmos a uma conclusão coletiva. Esses encontros foram bem positivos. 






Vejam só o que saiu depois:




Márcia (AAC), Lidia (Recreadora) e Andréia (AAC)
Turma EI 30

Priscila (Recreadora), Telma (AAC), Luciana (AAC), Érica (PEI) e Fábio (AAC)
Turma EI 31

Fátima (AAC), Rosângela (PEI), Nele (AAC), Maria (AAC), Rozângela (AAC) e Geraldo (AAC)
Turma EI 40

Sílvia (AAC), Cátia (AAC), Luciene (AAC), Rosilene (AAC) e Gleice (PEI)
Turma EI 41

4 comentários:

  1. Esses dois dias foram muito importantes para estabelecer laços e fortalece-los com nossa convivência. Tenho certeza que 2012 será um ano de sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foram mesmo dias importantes Renata, e quanto ao nosso sucesso, ele já está acontecendo! Parabéns! Bjs.

      Excluir
  2. Que lindo trabalho! Concordo com vocês que não pode haver educação no sentido amplo sem cuidado. Mas acho que isso vale para todos os anos, em especial para educação infantil :) PARABÉNS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Rafael, realmente não só na Educação Infantil educar e cuidar devem andar juntos, e também não só nas instituições educacionais, nos lares também, na verdade, em todo lugar e em todas as relações... Espero que isso não seja só uma utopia boba, espero poder contribuir de maneira positiva com esse blog! Obrigada por sua presença aqui em nosso espaço!

      Excluir