segunda-feira, 9 de julho de 2012

Desenvolvendo o gosto e o prazer pela leitura

Por Rosangela Miguel, P.E.I. - EI 40


   Promover o acesso dos nossos pequenos aos materiais impressos e literários presentes em nossa sociedade é um compromisso que levamos muito a sério no EDI Renan. A contação de história faz parte da nossa rotina, a cada dia apresentamos histórias de formas diferente afim de despertar o interesse das crianças, seja dramatizada, ilustrada ou cantada, os alunos interagem muito nessa hora. É incrível, basta falar: “é hora da história”, que eles param tudo e se concentram na nossa frente para participarem do momento.

   É muito gratificante vê – los pegar um livrinho no cantinho da leitura e sozinhos ou em grupo desfrutam de uma viagem pelo universo literário.

   O prazer pela leitura, o manuseio e o cuidado com os livros precisam ser desenvolvidos em nossos alunos, muitos deles não tem acesso a esse material em outro lugar que não seja a escola, diariamente eles vão construindo conceitos e desenvolvendo habilidades que os levarão a se tornarem cidadãos praticantes da leitura.

  Saber decifrar um código não significa que o individuo está alfabetizado, mas quando este compreende que a leitura e a escrita são formas de comunicação, que podem ser utilizadas de diversas formas e em contextos sociais diferentes, que a leitura pode ser fonte de conhecimento, mas também de prazer e fazer dela um hábito em seu dia a dia, ai sim podemos dizer que cumprimos nosso papel enquanto educadores.

2 comentários:

  1. É emocionante ver crianças com apenas 2 aninhos envolvidas no mundo da leitura.

    ResponderExcluir
  2. Trabalhar com leitura, além de ser importantíssimo em todas as faixas etárias, com os pequenos se torna muito mais divertido e gratificante (ao menos sinto assim). Parabéns pela iniciativa!!!

    ResponderExcluir