sábado, 30 de junho de 2012

3ª Escola de Pais - 2012

Por Renata Albudane, Diretora - E.D.I. Renan de Souza Leal



   No dia 30 de junho de 2012 aconteceu em nossa Escola a 3ª reunião da Escola de pais, estabelecida pela SME conforme as orientações enviadas a todas as nossas escolas da Rede municipal com atendimento a modalidade creche:

"Programa Escola de Pais (Res. SME nº 1102, de 14/10/2010), destaque para os Art. 3º, 4º, 5º e Parágrafo Único;
-Diretrizes concernentes à concessão do Cartão Família Carioca (Res. SME nº 1103, de 14/10/2010); e
-Decreto nº 32.887, de 8/10/2010 - Dispõe sobre a criação e implantação do Programa de Transferência Condicionada de Renda do Município do Rio de Janeiro - CARTÃO FAMÍLIA CARIOCA - substituído pela LEI nº 5.358, 29/12/ 2011 - Cria no âmbito da Cidade do Rio de Janeiro o Programa de Transferência Condicionada de Renda - Cartão Família Carioca.

 Enfatizamos que TODAS as creches e unidades com atendimento à modalidade creche devem dinamizar a Escola de Pais, sempre no último sábado do mês, com presença obrigatória para beneficiários do Cartão Família Carioca e convite extensivo a toda comunidade escolar.

►Nosso tema abordado: Violência não é só palmada

  Iniciamos a reunião dando as Boas Vindas aos Responsáveis e apresentando o vídeo: Um bom exemplo dos pais vai refletir em toda família.

 


  Com a frase apresentada no vídeo: Um bom exemplo é o melhor sermão, fizemos uma reflexâo da nossa própria realidade, que tipo de exemplo estamos dando a nossos filhos?

  Aproveitamos os temas abordados nas Escolas de Pais do PIC - Primeira Infância Completa, nós assistimos o vídeo "Bons tratos, sua criança merece" da Coletânea do PIC produzida pela MultiRio. O tema aborda a relação da Família com a criança e suas necessidades que muitas vezes deixam os pais estressados, cansados e impacientes. Como podemos lidar com esses sentimentos de frustração e muitas vezes arrependimento, pois na hora da impaciência muitos pais gritam e batem nos seus filhos. Essa dor é muito mais do que física, pois a criança sente que não é amada.

  As dificuldades financeiras e os problemas do dia-a-dia também atingem as crianças através das atitudes dos seus pais que por vezes brigam e se agridem, verbalmente ou fisicamente, na frente delas. Muitas vezes se separam e vivemm em conflito, dividindo aquela criança e seus sentimentos. Os pais passam segurança para aquela criança e quando há descontrole, isso também as afeta. Esse fato pode desencadear diversos comportamentos nas crianças, como: Agressividade, irritabilidade, tristeza, depressão etc. E puxamos o gancho para outro assunto, o limite.

 O Limite deve ser dado para que a criança saiba que não pode fazer o que bem entende. E foi apresentado então o vídeo: Limites: sim, sim, não, não. Também da Coletânea do PIC produzida pela MultiRio.

  Muitas crianças fazem pirraça, choram, se jogam para chamar atenção e muitas vezes os responsáveis não compreendem que eles só querem atenção, muitas vezes uma boa conversa resolve o problema. Mas os pais se irritam e brigam e batem nos filhos. Refletimos sobre estas ações sobre as crianças e como podemos tentar melhorar nossa convivência trazendo para a criança conforto, carinho, segurança e respeito.

  Fomos encerrando lembrando da data da nossa festa Junina 07/07 e da necessidade da parceria entre a Família e a Escola para que seja um sucesso.


  No final tomamos um gostoso cafezinho feito pela Diretora-adjunta Regina Célia e assinamos as listagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário