sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Semana de Educação Infantil - EI 31

Por Érica de Campos, P.E.I. - EI 31



   Quando soube que era para planejar algo para fazer com os responsáveis em nosso espaço fiquei um pouco apreensiva: como faria isso sem parecer ou ser chato de participar? Pesquisei na web e encontrei várias dinâmicas, mas nada parecia me convencer de que aquilo seria bacana de fazer com os responsáveis de minha turminha. Eu queria algo mais intimista, que servisse para nos aproximar, estreitar os laços...

   Enfim, acabei tendo uma ideia indo para casa, dentro do ônibus e compartilhei com Laura Maria (nossa PA) que achou bem legal e me deu sinal verde!

   Existe uma musiquinha que as crianças adoram e que geralmente eu uso para fazer a "chamadinha" pela manhã, que é assim: ♪♫ "Cada criança tem um nome que combina com o seu jeito. Qual o seu nome?" ♫♪ E um de cada vez vai dizendo o seu nome, pegando-o (cartão com o nome) e colocando no lugar (painel da chamadinha). Eis que pensei então em adaptar esse momento das crianças para os responsáveis. A musiquinha adaptada ficou assim: ♪♫ "Cada adulto tem uma criança que combina com seu jeito. Qual o seu nome?" ♫♪. Cada responsável trouxe uma foto de quando seu filho era bebê (pedida anteriormente) e após cantarmos a musiquinha eles mostravam a foto e contava uma história, que poderia ser sobre o nome da criança, sobre o parto ou um fato marcante em sua história, qualquer coisa que fizesse recordar momentos vividos com a criança e que por algum motivo achasse que seria importante ser compartilhado naquele momento com os presentes. Até eu trouxe fotos de quando eu era um bebê e recontei uma história que meus pais sempre contam sobre quando eu era criança.



   Além das crianças e dos responsáveis, estavam presentes comigo Telma (AAC), me auxiliando e fotografando quando possível e a Renata (Diretora), que filmou parte de nossa dinâmica (que pode ser vista logo abaixo), esse momento que acabou se tornando bem mais especial do que eu imaginava que seria. Surgiram histórias lindas e emocionantes que, com certeza, nos fez refletir sobre muitos aspectos da vida. Compartilhar momentos de nossas vidas nos tornou mais próximos que antes e fortaleceu ainda mais a nossa parceria que é base para que alcancemos o sucesso em nossos objetivos, propiciando o desenvolvimento pleno respectivamente de seus filhos, meus alunos.


Obrigada a todos os que participaram deste momento!



Nenhum comentário:

Postar um comentário