segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Nosso EDI na XVI Bienal do Livro

Por Andrea Braga, AAC - EI 31

No dia 04 de setembro o nosso EDI visitou a XVI Bienal do Livro Rio no Riocentro.

   Para mim o compromisso com o ensino começa com outro compromisso, igualmente importante: o de estar lado a lado, caminhando juntos, cultivar o saber e o aprendizado.

  Acredito eu que esse passeio foi como uma brincadeira para nossas crianças, fora do pátio da nossa escola. É preciso entender o "brincar" como a maneira que os pequenos tem de produzir cultura. Mas não é só o adulto que ensina. Nesse "brincar" pude perceber nossas crianças trocando experiências a respeito. Como no caso do nosso aluno Miguel Mattos que ao ver o livro "Os três porquinhos" logo lembrou do desenho que assistiu em sala de aula. Apesar do grande número de brinquedos eletrônicos presentes no cotidiano infantil, as crianças curtem livros, que hoje em sua grande maioria vem em forma de "brinquedos", com tamanhos, sons e formas diferentes do tradicional livro para crianças. Aprender é tão interessante quanto brincar.

























   Uma coisa muito importante foi o fato de algumas crianças escolherem os seus livros, como a prefeitura disponibilizou um vale de R$ 5,50 para cada criança, eles tiveram que escolher seus livros dentro desse valor e entender que naquele momento não poderiam levar livros de valor maior.






No final do passeio pude compreender que as crianças gostam 
de aprender e se dedicam aos desafios.



Chegando do passeio, uma comidinha gostosa estava esperando pela gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário