segunda-feira, 30 de abril de 2012

Era uma vez nosso E.D.I. no 14º Salão do Livro Infantil e Juvenil

Por Érica de Campos, P.E.I. - Turma EI 31

  
  No último dia 25 de abril nosso E.D.I. Renan de Souza Leal fez o seu primeiro passeio, direto ao 14º Salão do Livro Infantil e Juvenil, no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, foi vivenciado um dia mágico para nossos pequenos: um dia de novas experiências, um dia de incentivo à leitura (que foi ótimo, pois acabou servindo como uma espécie de culminância para as atividades que havíamos desenvolvido nas últimas semanas em sala de aula por conta do Dia Nacional da Literatura Infantil - 18/04). Na verdade, este um dia muito especial para toda a nossa equipe, que ficará para sempre em nossas lembranças.

 No evento, cerca de 15.354 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Prefeitura do Rio de Janeiro visitaram os estandes montados no local.

 Bacana também foi garimpar e escolher os livros para comprar para o nosso E.D.I. - Nossa Diretora Renata Albudane é que sabe bem como é que foi administrar as sugestões de compras de livros de suas PEI's e AAC's... Contando com a gente, 1.387 escolas, creches, Espaços de Desenvolvimento Infantil e Bibliotecas Escolares Municipais receberam uma verba de R$ 600,00 para a compra de livros durante o evento, para compor seus respectivos acervos.


Agora, viaje com a nossa linda história mágica!


Era uma vez...


... Uma turminha que nunca tinha passeado junto fora de seu espaço.
Sabe, aqueles passeios longos? Aqueles que a gente tem que pegar ônibus e fazer lanche no caminho de tanto que vai demorar?
Pois então, todos estavam ansiosos, queriam saber como era o tal lugar cheio de livros com histórias tão legais quanto as contadas na escola.


Embora ansiosos, todos estavam felizes. 
Afinal iriam conhecer um lugar mágico:
Um lugar bem colorido, cheio de livros! E onde tem livros tem história boa de contar e de ouvir, tem coisas pra ensinar e coisas pra aprender!
Como se tudo fosse uma espécie de dança, cada um escolheu o seu par. A recomendação eraa seguinte: "Agarrem nas mãos uns dos outros, não podemos nos perder!" - e isso deixou a aventura bem mais emocionante...





A viagem foi um pouquinho longa, o que foi até bom, pois podemos nos surpreender com um mundão de coisas que podem ser vistas pela janela - carros, caminhões, postes, casas, prédios, ambulância, mar, pontes, barcos, fumaça, desenhos engraçados nas paredes, gente dando tchau do outro ônibus, ufa... Caramba! Quantas coisas divertidas fizemos durante a viagem!
Chegamos e pudemos ver outras tantas pessoas:
Adultos e crianças misturadas.
Fizemos nosso lanchinho e seguimos. 
O que será que iremos encontrar lá dentro?



Que lugar cheio de vida! Que lugar cheio de livros!
Livro grande, pequeno, fino, grosso, pesado, leve, de papel, de pano, de plástico, com a capa engraçada, com a capa assustadora... 
Nossa! Que felicidade! 
Não queremos mais sair desse mundão de histórias!
Tem delas pra ouvir, tem delas pra contar, nem sei por onde começar!







Foi um dia muito bom, mas acabou. 
Conhecemos um mundo cheio de livros: vimos, ouvimos, contamos e nos divertimos.

Agora temos novas histórias pra contar. As mamães e os papais, temos certeza, irão amar!



   Na saída, todos os alunos receberam de presente um livro. Nossos alunos receberam o livro "Tchibum", do medalhista olímpico Gustavo Borges e do ilustrador Daniel Kondo, onde a proposta é incentivar as crianças a perder o medo da água e aproveitar os benefícos do esporte para a saúde.

►Veja o vídeo feito pela Revista Crescer com Gustavo Borges a respeito do seu 1° livro "Tchibum" - o livro que nossos alunos ganharam de presente:

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia do Índio: I Expo Índio EDI Renan de Souza Leal

Por Érica de Campos, P.E.I. - Turma EI 31


I Expo Índio EDI Renan de Souza Leal - 20/04/2012.


   

  No dia 20 de abril aconteceu nossa I Expo Índio EDI Renan de Souza Leal.

  Comemorando o Dia do Índio (19 de abril), após duas semanas trabalhando a temática, como culminância de nosso projeto, foi possível organizar o resultado em uma exposição para nossas crianças. O resultado foi maravilhoso! Teve passeio de canoa no rio, peixinho assando na fogueira, visitação à oca, balancinho na rede e muito mais! Muita dança e brincadeiras fizeram parte do nosso dia. Com a colaboração de toda a equipe nossa exposição ficou bem criativa e diversificada, abordando de um modo geral os hábitos e os costumes indígenas, colocamos como eixo principal da exposição a alimentação, as vestimentas e os objetos dos índios.

  Nossos pequenos puderam começar a aprender um pouquinho sobre nossa tão rica cultura indígena.

  Confiram a nossa expo!


Alguns trabalhos feitos em sala de aula expostos.

Detalhes da nossa exposição.

Conhecendo os índios - cantando e dançando.


☻Olha só as nossas turminhas!


Sala amarela: EI 41

Sala azul: EI 40

Sala verde: EI 31

Sala vermelha: EI 30

sábado, 14 de abril de 2012

Trabalhando conteúdos na Páscoa

Por Érica de Campos, P.E.I. - Turma EI 31

Capa do livro "Adivinha o quanto eu te amo" - Livro que escolhi para trabalhar na Páscoa com minha turma.

    Resumidamente, na semana da Páscoa trabalhamos muitas coisas com as crianças (e elas adoraram!). Além da própria data comemorativa, claro, trabalhei com minha turminha alguns conteúdos específicos, tais como: 
  • A cor laranja e a alimentação saudável: Usando o legume cenoura;
  • Tamanho, Linguagem Oral e Música: A partir da frase "Comi uma cenoura com casca e tudo, tão grande era ela, fiquei barrigudo" (do Clipe animado "Coelhinho" - do DVD Infantil "Galinha Pintadinha");
  • Família (pai e filho), Tamanho, Linguagem Oral e Interpretação Textual: Usando o maravilhoso livro "Adivinha o quanto eu te amo", de Sam McBratney, com ilustrações de Anita Jeram (aliás, esse livro também é ótimo para trabalhar no Dia dos Pais);
  • Animais (corpo coberto de pelos) e Diferenças: Usando o casal de coelhos trazidos para o nosso EDI (pela Tia Ray), trabalhando suas igualdades e diferenças (forma, cor, tamanho, gênero).

 Trabalho coletivo de colagem do "cenourão":
Por uma alimentação mais saudável!





Comendo e aprendendo a cor da cenoura:





Fazendo a confecção dos coelhinhos para a nossa lembrancinha:




Visitando e conhecendo nosso casal de coelhinhos:






Arrumando a coelhada!




Espero que tenham gostado! 
Fiquem agora com o clipe animado "Coelhinho" que embalou nossa Páscoa!


Coelhinho da Páscoa o que trazes pra mim?

Por Érica de Campos, P.E.I. - Turma EI 31




A Páscoa no E.D.I. Renan de Souza Leal foi bem divertida e doce! 
Ficamos todos muito envolvidos com a data especial. Além de chocolate, teve cenoura e coelhinho de verdade! As crianças ficaram encantadas com a visita inesperada...

"Coelhinho da Páscoa o que trazes pra mim?"
E a criançada se divertia, aprendia e cantava bem assim!

Sala amarela: EI 41

Sala azul: EI 40

Sala verde: EI 31

Sala vermelha: EI 30

sábado, 7 de abril de 2012

Escola de Pais - Março de 2012

Por Renata Albudane, Diretora - E.D.I. Renan de Souza Leal




   No dia 31 de março de 2012 aconteceu na E. D. I. RENAN DE SOUZA LEAL a nossa primeira Escola de Pais e aproveitamos o momento para estreitar os laços entre as família e a escola. Apresentamos o nosso Plano de Ação, conversamos sobre o que temos desejado para este espaço e partimos para um simples e carinhoso café da manhã, os responsáveis visitaram as salas e puderam conhecer onde seus filhos são acolhidos diariamente. 


   Logo após retornamos para a sala da reunião onde apresentamos as regras estabelecidas para a boa convivência entre a Família e a Escola com cada um cumprindo seu papel no desejo do melhor desenvolvimento das nossas crianças, falamos e ouvimos, pois temos a certeza de que podemos fazer melhor, quando fazemos juntos.


   Enfatizamos as exigências dos beneficiários dos projetos Bolsa Família e Cartão Família Carioca, pois alguns ainda tinham dúvida e este momento foi muito importante para esclarecê-las.

   E por fim, com o slogan: "Família e Escola, essa parceria não pode parar" distribuímos um chocolate sem parar para cada um dos presentes.


"Educar não é tratar todos por igual, mas saber qual o jeito de cada um. É reconhecer cada rosto, cada voz. Conhecer cada indivíduo. Respeitar e se unir pelo bem comum." 



Estamos juntos nesta empreitada!

quarta-feira, 4 de abril de 2012

1ª Reunião de Responsáveis EI 31

Por Érica de Campos, P.E.I. - EI 31


    No dia 04 de abril aconteceu a primeira reunião de responsáveis da turma EI 31.

    Este foi um momento muito tenso para mim, pois era o primeiro contato direto com os responsáveis de meus alunos e ali eu teria, de certa forma, acesso a visão deles sobre o meu trabalho até então... 

    Bem, felizmente, tudo correu bem. Enquanto chegavam coloquei um vídeo feito por mim com fotos das atividades feitas até o momento, para que tivessem noção do que é feito e como é trabalhado em sala de aula, ou seja, os processos até chegarem os resultados. Como eu já imaginava, eles ficaram encantados e muitos reconheceram nas falas dos filhos imagens ali colocadas.

   Após o vídeo, pude de fato iniciar a reunião. Como é de praxe, fiz as apresentações, minha e de minhas auxiliares (Fátima e Telma) e a partir de então começamos os diálogos, ressaltando sempre a importância da parceria FAMÍLIA-ESCOLA, com base na pauta da reunião:

   Achei também de extrema importância colocar os responsáveis a par dos conteúdos (em cada área do conhecimento) iniciados - fazendo uma ponte com os trabalhos expostos em sala, sendo mais uma forma, a meu ver, de convidá-los a participar deste processo, dando continuidade a ele em casa, no cotidiano da criança.



   Após os diálogos pertinentes e as opiniões expostas, distribui as agendas a cada responsável presente e lemos a mensagem escolhida para a ocasião "A lição da borboleta" que ficou para que pudéssemos refletir sobre como, por vezes, a ajuda em demasia pode atrapalhar no desenvolvimento de uma criança.


♦ Mensagem aos Responsáveis:

A lição da borboleta

Um dia, uma pequena abertura apareceu em um casulo.

Um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conforme ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquela pequena abertura.

Em um determinado momento, pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso. Parecia que ela tinha ido o mais longe que podia, e não conseguiria ir além.

Então, o homem decidiu ajudar a borboleta: ele pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta então saiu facilmente. Mas seu corpo estava murcho, pequeno e tinha as asas amassadas.

O homem continuou a observar a borboleta, porque ele esperava que a qualquer momento, as asas dela se abrissem e esticassem para serem capazes de suportar o corpo que iria se afirmar com o tempo. Mas nada aconteceu!

Na verdade, a borboleta passou o resto da sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar.

O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura era o modo com que a Natureza fazia com que o fluido do corpo da borboleta fosse para as suas asas, de modo que ela estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo.

Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos. 
Se a Natureza nos permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, ela nos deixaria desprotegidos. Nós não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido.
Nós nunca poderíamos voar...


domingo, 1 de abril de 2012

Respeitável público, a E.D.I. Renan de Souza Leal apresenta...

Por Fátima Alves, A.A.C. - Turma EI 31




Vídeo feito pela PEI Érica de Campos, com fotos tiradas na comemoração do
Dia do Circo no E.D.I. Renan de Souza Leal, em 29/03/2012.
(músicas utilizadas: "Todos Juntos", "Piruetas" e "Hollywood", de Chico Buarque 
em "Os Saltimbancos Trapalhões")


  Foi no inicio do mês de março, em nosso primeiro planejamento deste mês, nossa PA, Laura, chegou com uma agenda imensa e muitas sugestões, tinha projeto pra caramba: dia da mulher, dengue, dia da escola, piolho, inicio do outono, semana da alimentação, dia do circo..., opa! Este dia tem magia, pensamos nós!

  Laurinha disse ter várias fantasias de palhaço, sugeriu que pensássemos no projeto e desenvolvêssemos algo. Eu, assanhada por natureza, já me apossei de uma fantasia, não iria mesmo ficar fora desta!

  O mês foi passando, as comemorações e homenagens acontecendo... e nós pensávamos em como fazer acontecer a magia do circo em nosso Espaço...

  Dia destes, chego ao EDI e encontro minha companheira Tina cheia de idéias para elaboração do circo, como apoio de Renata, diretora e democrática, demos inicio ao esboço de nossas idéias, as quais apresentamos a Direção e a PA, satisfeitos, recebemos o apoio e a cumplicidade necessária para execução de nossos planos: um sonho desenvolvido a muitas mãos. 

  Por fim, no dia 29 de março, colocamos em prática o projeto. Nossaaaaaaaaaaaaaa, como foi bom!

  Mais uma vez a criatividade e a cumplicidade venceram a timidez e o despreparo de nossa equipe, todos vestiram a fantasia e unidos proporcionamos as nossas crianças um circo de verdade!

  Teve de tudo: lona, bolas, brincadeiras, maquiagens, bolo, bala, pirulito, pipoca...falando em pipoca...teve, também palhaçadas!

  E assim foram os sete - Um mágico, quatro palhaços, 1umafada e uma madrinha. Assim nomeada por nossa Adjunta Regina.

 Cantamos, dançamos, pulamos como pipoca, corremos, cantamos e sonhamos juntos com nossos pequeninos que encantaram-se e partilharam conosco a alegria da inocência, a verdade do afeto, a magia da felicidade.

  Abençoados sejam nossos pequeninos alunos que ao vibrarem com nossas palhaçadas nos presentearam com a melhor e mais rara paga que pode desejar um educador; abençoada seja nossa Direção que nos apóia, incentiva e divide conosco as dificuldades e os prazeres de ser educador; abençoados sejam os profissionais que aqui trabalham, da portaria, da limpeza, da cozinha, dos Agentes, das Auxiliares, das Professoras, porque somos mesmo uma equipe, sem rotulações ou preconceitos, sem privilégios ou descasos, nestes momentos especiais e a cada segundo da rotina diária, somos um em prol do todo, assim, feliz somos.

  No fim de tudo, minha colega de sala, minha professora e blogueira Érica me pediu pra escrever sobre o projeto de hoje, por tanto, eis-me aqui a escrever mais um tratado, sabe como é, eu não consigo escrever só um pouquinho!

  Agora, tentarei resumir detalhadamente o espetáculo, sim, porque depois da ralação geral para improvisar um circo completo, houve espetáculo:

☺Pipoca deu um show e depois chorou;

☺Serpentina que pensou em não controlar o riso, foi quem mais falou, ou melhor, representou;

☺Chupetinha, com sua Emilia bailarina, encantou;

☺A Fada Sininho, além de assistir ao mágico, dançou e pulou corda;

☺Pirulito correu como criança no meio da criançada;

☺O Mágico Gira-Mundo tirou de tudo de sua cartola;

☺E a Madrinha, que se chamava “Por Último” fechou o espetáculo dançando a música da baleia.

☺Nossas demais companheiras, também trabalharam em dobro, cuidaram das crianças, consolaram os assustados, pintaram as carinhas e apoiaram pra valer o espetáculo.



Em nome de nossos pimpolhos agradeço e parabenizo a todos!


A cortina se fecha agora,


Aplausos!





"Todos juntos somos fortes
Somos flecha e somos arco
Todos nós no mesmo barco
Não há nada pra temer
- Ao meu lado há um amigo
Que é preciso proteger
Todos juntos somos fortes
Não há nada pra temer
E no mundo dizem que são tantos
Saltimbancos como somos nós."

Salada de Frutas para receber o Outono

Por Érica de Campos, P.E.I. - Turma EI 31



    Neste mês de março foram muitos afazeres aqui no nosso EDI, entre o Aniversário da Cidade do Rio de Janeiro e o Dia do Circo muitas datas foram trabalhadas e arrumamos milhões de coisas para fazer! Tivemos o Dia Internacional da Mulher, o Dia da Escola, falamos da dengue, da água, de nutrição... Ufa!

   Foi difícil, mas consegui escolher um entre esses dias de março para compartilhar aqui no blog: A chegada do Outono, um dia que senti que foi muito especial para minhas crianças, um dia muito proveitoso para todos nós...

    Pois bem, para o dia 21 de março combinamos, entre outras atividades abordando o tema, de fazer uma salada de frutas no nosso espaço. E que maravilha foi esse dia para minha turminha. Com a super ajuda da minha auxiliar (Fátima Alves), nos divertimos e aprendemos muito trabalhando com as frutas. Antes da salada, fizemos uma aula expositiva, priorizando o contato direto com as frutas. Mostramos a eles as frutas e a partir daí, fomos trabalhando as diferenças de cada uma - cor, tamanho, peso, forma, textura, cheiro, sabor, diferenças na semente (forma, tamanho e quantidade). As crianças tiveram oportunidade não somente de pegar as frutas para sentir suas diferenças mas algumas passaram a conhecer de fato frutas que nunca haviam visto ou ouvido falar. Enfim, foi um dia super nutritivo, tanto para o cérebro quanto para o corpo, aliás um dia delicioso também, afinal de contas, o dia terminou com uma caprichada salada de frutas!


Conhecendo e comparando as frutas

Comparando o peso dos cocos e a quantidade de sementes da romã

Comparando as texturas do abacaxi e do coco

Comparando as cores, o tamanho e o peso das maçãs

Comparando as cores, a dureza da ameixa e da maçã e o peso do abacate

Que delícia de salada de frutas!

Fabiano, nosso cozinheiro e a cesta de frutas (feita pela AAC Fátima Alves)

Fátima Alves (AAC), Érica de Campos (PEI) e a Turminha EI 31 no refeitório curtindo a salada de frutas!






Pratique uma alimentação saudável!