domingo, 1 de abril de 2012

Salada de Frutas para receber o Outono

Por Érica de Campos, P.E.I. - Turma EI 31



    Neste mês de março foram muitos afazeres aqui no nosso EDI, entre o Aniversário da Cidade do Rio de Janeiro e o Dia do Circo muitas datas foram trabalhadas e arrumamos milhões de coisas para fazer! Tivemos o Dia Internacional da Mulher, o Dia da Escola, falamos da dengue, da água, de nutrição... Ufa!

   Foi difícil, mas consegui escolher um entre esses dias de março para compartilhar aqui no blog: A chegada do Outono, um dia que senti que foi muito especial para minhas crianças, um dia muito proveitoso para todos nós...

    Pois bem, para o dia 21 de março combinamos, entre outras atividades abordando o tema, de fazer uma salada de frutas no nosso espaço. E que maravilha foi esse dia para minha turminha. Com a super ajuda da minha auxiliar (Fátima Alves), nos divertimos e aprendemos muito trabalhando com as frutas. Antes da salada, fizemos uma aula expositiva, priorizando o contato direto com as frutas. Mostramos a eles as frutas e a partir daí, fomos trabalhando as diferenças de cada uma - cor, tamanho, peso, forma, textura, cheiro, sabor, diferenças na semente (forma, tamanho e quantidade). As crianças tiveram oportunidade não somente de pegar as frutas para sentir suas diferenças mas algumas passaram a conhecer de fato frutas que nunca haviam visto ou ouvido falar. Enfim, foi um dia super nutritivo, tanto para o cérebro quanto para o corpo, aliás um dia delicioso também, afinal de contas, o dia terminou com uma caprichada salada de frutas!


Conhecendo e comparando as frutas

Comparando o peso dos cocos e a quantidade de sementes da romã

Comparando as texturas do abacaxi e do coco

Comparando as cores, o tamanho e o peso das maçãs

Comparando as cores, a dureza da ameixa e da maçã e o peso do abacate

Que delícia de salada de frutas!

Fabiano, nosso cozinheiro e a cesta de frutas (feita pela AAC Fátima Alves)

Fátima Alves (AAC), Érica de Campos (PEI) e a Turminha EI 31 no refeitório curtindo a salada de frutas!






Pratique uma alimentação saudável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário