No dia 28 do mês de maio, no período da manhã realizamos nossa 2ª reunião com os responsáveis das nossas crianças.
Após a recepção fizemos a leitura participativa do texto "Acriança aprende aquilo que vive” , e assim iniciamos uma conversa informal sobre como o desenvolvimento da criança é influenciado pelo meio em que ela vive, a diversidade que existe em uma sala de aula e como lidamos com ela. Os pais se mostraram muito participativos e interessados e mais uma vez o tema mordidas foi abordado, nessa hora ressaltamos a importância de não se rotular as crianças que estão apresentando este comportamento e qual o maneira mais indicada que a escola e a família podem estar lidando com a situação. Na pauta da reunião tratamos alguns temas muito importantes mais o que mais impolgou os pais foi o momento em que a equipe relatou sobre o progresso no desenvolvimento das crianças, a adaptação, a socialização, a autonomia que eles estão adquirindo, o desenvolvimento da fala , a aceitação aos alimentos, em fim tudo que os pais também tem observado em casa.
O encontro foi tão produtivo que surgiram até troca de receitas caseiras de xampu para o tratamento de pediculose e repelentes. Foi muito prazeroso recebe – los em nossa unidade mais esclarecemos que esse contato e essa troca não deve ocorrer apenas bimestralmente, mas diariamente. A união entre família e escola enriquece nosso trabalho e gera crescimento para ambos, mas principalmente para nossos alunos.
A P.E.I. Cátia Regina em sua Reunião com os responsáveis - Turma EI 30
Aos vinte e nove dias do mês de maio, o II Encontro de responsáveis da turma EI-30 foi um sucesso.
Dialogamos , inicialmente, a respeito do “cuidar” . Hábitos de higiêne , combate ao piolho estão sempre em evidência!
Falamos sobre o tema principal: “Sustentabilidade”, promovemos a gincana de latinhas, além da contribuição de diversas sucatas recicláveis. Rolinhos de papel higiênico, garrafas pet, caixas, encartes de jornais, e outros – já fazem parte da rotina das crianças. Muito artesanato incentiva os pequenininhos ao manuseio desses materiais, despertando a criatividade no mundo da imaginação! Cada brinquedo construído com auxílio das tias: P.E.I. Cátia Regina e A.A.Cs Márcia, Nele, Andréa, Priscila e Luciana traduzem colaboração, hábitos e atitudes da boa convivência e comprometimento com a Consciência para Educação Ambiental.
O 1° Arraiá do E.D.I. Renan não poderia ficar de fora! Todos os detalhes foram ditos durante a reunião. Brincadeiras, quitutes, barracas, votos para rei e rainha, rifas, bingo, sorteios e muito mais... Vale a pena conferir, pois essa festa será imperdível!!!! E, com toda essa animação, os pais e responsáveis das crianças do EI-30, participam ativamente na expectativa de usufruir das apresentações de danças, muitas diversões e comidas típicas julinas.
As crianças merecem nosso apoio para a realização desta Festa totalmente Cultural!!!
Por Regina Célia, Diretora Adjunta - E.D.I. Renan de Souza Leal
À frente: Renata Albudane (Presidente do Conselho Escola Comunidade) e Ao fundo: Priscila Maria da Silva (Presidente da Comissão Eleitoral) e Patrícia Severino de Aguiar (Vice-Presidente da Comissão Eleitoral ).
Chegando ao fim os três dias de votação, a apuração das Eleições ocorreu, sem problemas, no dia 25 de maio imediatamente após termino da eleições.
A votação ocorreu sem maiores problemas durante os três dias, com a participação de todos os segmentos.
Houve empate apenas no segmento funcionário, e como o diretor da Unidade Escolar é o Presidente nato do Conselho Escola Comunidade com direito a voto de desempate, assim ocorreu.
Abaixo, segue o resultado das Eleições do CEC 2012 do EDI Renan de Souza Leal.
De acordo com a legislação vigente, foram eleitos para compor o Conselho Escola Comunidade:
Érica de Campos e Laura Maria Maciel Rodrigues representantes do segmento professor/especialista de educação;
Alessandra de França Santos, Adriana Silvestre e Glaucia Michele Gonçalves representantes do segmento responsável;
Catia Regina Monteiro Silva e Maria de Fátima Ferreira Alves representantes do segmento Funcionário.
Por Regina Célia, Diretora Adjunta - E.D.I. Renan de Souza Leal
As Eleições do CEC na Unidade Escolar começaram hoje, 23 de maio e seguem até 25 de maio. Cada segmento da Unidade Escolar elegerá seu representante e os eleitos serão aqueles que obtiverem o maior número de votos.
Os membros do Conselho Escola Comunidade foram escolhidos através de eleições diretas realizadas anteriormente na Unidade Escolar.
O
CEC - Conselho Escola Comunidade - tem por finalidade promover constante e efetiva integração entre Escola-Família-Comunidade contribuindo, desta forma, para a democratização da Unidade Escolar, visando à melhoria do ensino.
O Diretor da Unidade Escolar é o Presidente nato do Conselho Escola Comunidade com direito a voto de desempate
A eleição dos membros do Conselho Escola Comunidade - CEC - realizou-se nos dias de 23 a 25 de maio de 2012, no horário de funcionamento da Unidade Escolar.
O direito ao voto na eleição do CEC é restrito à Comunidade Escolar. A organização e realização da eleição dos membros do CEC são de responsabilidade da Comissão Eleitoral composta por representantes de todos os segmentos. Aqui em nosso EDI, ficou configurado da seguinte maneira:
Professores: Regina Célia Peçanha e Rosangela Miguel;
Responsáveis: Priscila Maria da Silva (Presidente) e Patrícia Severino de Aguiar (Vice-Presidente);
Funcionários: Andrea Braga e Márcia Oliveira.
*O membro representante da Associação de Moradores foi indicado à direção da Unidade Escolar, através de ofício, pela respectiva Associação.
►Candidatos ao CEC:
Em sentido horário, de baixo para cima - Segmento Professor/Especialistas de educação: Érica de Campos e Laura Maria Maciel Rodrigues; Segmento Funcionários: Catia Regina Monteiro, Geraldo Alves Fonseca de Paula e Maria de Fátima Ferreira Alves; Segmento Responsável: Alessandra de França, Adriana Silvestre e Glaucia Michel Gonçalves.
Segmento Professor/Especialistas de educação: Érica de Campos e Laura Maria Maciel Rodrigues;
Segmento Funcionários: Catia Regina Monteiro, Geraldo Alves Fonseca de Paula e Maria de Fátima Ferreira Alves;
Segmento Responsável:
Alessandra de França, Adriana Silvestre e Glaucia Michele Gonçalves.
Por Regina Célia, Diretora Adjunta - E.D.I. Renan de Souza Leal
Conforme previsto no Calendário Escolar 2012, no dia 19 de maio, sábado, todas as U.E. da Rede Pública de Ensino da Cidade do RJ realizaram Reunião de Responsáveis.
A equipe do EDI Renan de Souza Leal planejou o encontro com atividades interessantes, acolhedoras e pertinentes, estabelecendo um vínculo de confiança e parceria com toda comunidade escolar, aproveitando para pontuar alguns aspectos importantes.
Reforçamos a importância da alimentação (vídeo: Com gosto e com Saúde - Sabendo Comer, Comendo saber), onde a PA Laura Maria Maciel leu o livro " Eu nunca vou comer um tomate", de Lauren Child e dividiu suas experiências. Após, reslizamos o Degusta-Ação com diferentes frutas. O Degusta-Ação é um movimento importante para envolver os responsáveis na educação alimentar dos alunos, pois além de esclarecer sobre os valores nutricionais dos alimentos, a escola pode apresentar a qualidade do cardápio oferecido.
Aproveitamos ainda para solicitar que todos os beneficiários de Programas Sociais (Bolsa Família, Cartão Família Carioca) atualizassem seus dados, principalmente o NIS dos alunos.
Homenagem ao Dia das Mães comandada pela Professora Articuladora Laura.
No dia 14 de maio aconteceu a comemoração do Dia das Mães no nosso EDI. De fato foi um acontecimento muito importante para nossa equipe, pois era a primeira apresentação ao público de nossos pequenos.
Com muita tensão e expectativa, cada turminha apresentou uma música com uma coreografia. Muita emoção de todos, tanto das crianças como de toda equipe, mas principalmente das mamães. Choros e risos para todos os lados: muita alegria e sucesso na nossa primeira apresentação ao público! Haja coração!
A Turma EI 30 fez sua apresentação com a música "Fico assim sem você", de Claudinho e Buchecha, na versão de Adriana Partimpim.
A Turma EI 40 se apresentou com a música "Gugu-dadá", de Aline Barros
A Turma EI 41 se apresentou com a música "Como é grande o meu amor por você", de Roberto Carlos.
A Turma EI 31 fez sua apresentação com a música "Primavera", de Tim Maia, na versão de Pato Fu.
A Diretora Renata Albudane, discutindo com o grupo após exibição do vídeo "Aprendi no Jardim de Infância"
No dia 9 de maio aconteceu nosso 1° Conselho de Classe, onde pudemos discutir e trocar ideias para aperfeiçoamento do nosso trabalho daqui para frente, sendo possível ter feito um balanço dos nossos quatro meses de vida e ainda traçar planos para a nossa Festa Junina (aguardem!!!).
Começamos com a mensagem já usada aqui no blog e na nossa última Escola de Pais, assistindo o vídeo Aprendi no Jardim da Infância, texto de Robert Fulghum. Discutimos a importância da Educação Infantil na vida de uma criança e consequentemente a importancia do nosso papel como educadores em nosso espaço.
Tirando conclusões sobre o trabalho em equipe após a dinâmica.
Após, fizemos uma dinâmica que nos conscientizou de maneira divertida sobre a importância do trabalho em equipe, onde cada um recebeu uma bexiga e a encheu, e depois tinhamos que manter essa bexiga no alto e paralelamente uma pessoa ia determinando qual iria sair da brincadeira deixando para o colega próximo a tarefa de cuidar de sua bexiga também...
Lendo texto sobre avaliação.
Fizemos a leitura e discussão de um texto sobre avaliação e posteriormente nos dividimos em equipes (de acordo com as turmas) para fazermos uma avaliação de nossos alunos, e ainda pudemos contar com a participação de nossa colega Fátima Alves (A.A.C.), que nos contou de forma belíssima uma ótima história para fazer uma reflexão sobre as consequencias de uma mentira contada para uma criança.
Fátima Alves nos contando sua história e as equipes avaliando o desenvolvimento de seus alunos.
Aniversariantes do semestre: Nele (A.A.C.), Alessandra (apoio), Renata (Diretora), Laura (P.A.), Anrea (A.A.C.), Márcia (A.A.C.), Rose (A.A.C.) e Regina (Diretora Adjunta)
No último dia 9 de maio, além do nosso COC, fizemos uma comemoração para os aniversariantes dos últimos meses. Uma forma divertida de confraternizar e estreitar os laços de nossa equipe.
Por Regina Célia, Diretora Adjunta - E.D.I. Renan de Souza Leal
No último sábado, dia 05 de maio, foi realizada nossa segunda Escola de Pais do ano letivo de 2012.
Primeiro passamos o vídeo Aprendi no Jardim da Infância, texto de Robert Fulghum, aliás texto bélissimo já postado em nosso blog em Mensagem, que nos mostra com simplicidade a enorme importância que a Educação Infantil tem em nossas vidas.
Depois exibimos o vídeo sugerido pela SME (Secretaria Municipal de Educação): Educação e Família, uma produção da MultiRio. Após, discutimos o tema e tiramos as dúvidas.
Passamos também, um outro vídeo que havíamos produzido especialmente para a ocasião, com fotos dos nossos alunos nas diversas atividades aqui realizadas nos meses anteriores (fevereiro, março e abril) como forma de manter os responsáveis a par do que acontece em nosso cotidiano, do que seus filhos fazem, aprendem, produzem...
Enfim, eles ficaram muito surpresos e encantados com o que viram, o que acabou deixando a sensação, ou melhor dizendo, a certeza de que nossa parceria se fortalece cada vez mais.
Nas duas semanas que antecederam a nossa I Expo Índio, trabalhei intensamente com a minha turma os conteúdos fazendo links com a cultura indígena brasileira, o que acabou resultando num projeto (que quis intitular: "Projeto Dias de Índio").
E como sou gosto muito e acho de suma importância a valorização da cultura indígena (sinceramente, acho que as escolas brasileiras trabalham muito superficialmente questões relacionadas), gostaria de compartilhar aqui no blog a minha experiência - muitíssimo bem sucedida! (*Tanto que virou até trabalho para uma das minhas disciplinas da Pós-graduação!)
Foram dias produtivos e divertidíssimos. De início não puderia ter previsto tamanho envolvimento da turma, mas quando engatamos as primeiras atividades já ficou bem evidente o que estava por vir...
Tentei resumir o projeto em palavras "pedagógicas", caso queiram adaptá-lo:
☻Projeto Dias de Índio
Objetivos gerais:
Socialização – estimulando as relações de coleguismo, de amizade e cooperação;
Estimular a oralidade usando livro, música e audiovisual – compreensão e interpretação de histórias, cantar músicas;
Reconhecer o ritmo na música;
Estimular a linguagem e a expressão corporal – danças e imitações;
Estimular a apreciação e valorização de objetos artesanais.
Estimular a prática da coordenação motora em diferentes atividades de recorte, colagem e pintura;
Distinguir características físicas do homem e da mulher;
Diferenciar paisagens – natural e modificada.
Objetivos específicos:
Conhecer e valorizar a cultura indígena – hábitos, costumes e artes;
Reconhecer a cultura indígena como parte integrante de nossa cultura;
Valorizar a diversidade racial do povo brasileiro e propiciar o respeito à diferença racial e cultural;
Conhecer e valorizar o contato e a relação de respeito à Natureza, próprios da cultura indígena, estimulando preservação do meio ambiente;
Valorizar a sabedoria dos mais velhos na transmissão de conhecimento através da oralidade;
Tornar prazeroso o processo de aprendizagem no ambiente escolar.
Desenvolvimento com a turma
*Para facilitar o entendimento, dividi, por assim dizer, o projeto em três eixos (mídias utilizadas): Texto, Audiovisual e Música.
**Coloquei links em tudo o que pude encontrar na web (músicas, vídeos, entre outros).
☺Texto
Capa do livro utilizado: "Queno-Curumim"
► Queno-Curumim, de José Américo de Lima Objetivo: Trabalhar a relação de respeito e preservação que os indígenas tem com a natureza. Atividades: Fazer a leitura para a turma e posteriormente a interpretação; pedir que as crianças recontem a história
► Versão resumida (feita para a turma) dos romancesO Guarani e Iracema, de José de Alencar Objetivo: Trabalhar as características físicas dos personagens indígenas dessas obras: Peri e Iracema – masculino e feminino. Atividades: Fazer coletivamente nossos Peri e Iracema usando alunos como molde – recorte, colagem e pintura.
☺Audiovisual
► Curta metragem de animação Ilya e o fogo, de Caetano Curi Objetivo: Trabalhar valorização da sabedoria dos mais velhos na transmissão de conhecimento através da oralidade - lenda indígena que conta a aquisição do fogo pelo homem. Atividades: Assistir ao vídeo fazendo comentários/questionamentos pertinentes a história. Conduzir a interpretação da história. Pedir que os alunos recontem a história.
►Curta metragem de animação Brincando na Aldeia, da Animazul (2006) Objetivo: Trabalhar as características de uma aldeia e os costumes indígenas. Atividades: Assistir ao vídeo fazendo comentários e questionamentos pertinentes a história. Pedir que os alunos recontem a história dramatizando algumas cenas. Conhecer o CUITÉ e fabricar coletivamente as nossas cuias de cuité.
►Videoclipe Indiozinhos, do DVD “A Galinha Pintadinha”
Objetivo: Trabalhar corpo, movimento, linguagem e quantidade. Atividades: Dançar e cantar. Atentar para a animação do clipe – mais/menos índios na canoa.
►Áudio musical com imagens de índios brasileiros em seu habitat natural Amazonas - Índios do Brasil, postado no canal do YouTube Mundiverso Objetivo: Trabalhar as características, vestimentas e habitat dos indígenas através de imagens de índios brasileiros. Atividades: Conhecer a imagem real dos índios brasileiros, identificar elementos que compões seu habitat natural, seus objetos e vestimentas. Observar as características físicas desses índios.
☺Música
►Chegança, de Antônio Nóbrega (álbum “Pernambuco Falando para o mundo”, de 1998);
►Mestre Guia, de Mestre Ambrósio (álbum “Terceiro samba”, de 2001);
►Espírito da mata, de Mestre Ambrósio (álbum “Terceiro samba”, de 2001);
►Vó cabocla, de Mestre Ambrósio (álbum “Fuá na casa de Cabral”, de 2000).
Objetivo: Trabalhar corpo, movimento e linguagem – dançar e cantar. Relaxamento. Identificar alguns instrumentos na música. Reconhecer o ritmo da música. Conhecer e o instrumento indígena Pau-de-chuva. Atividades: Deitar, fechar os olhos e ouvir a música. Imaginar cenas relativas ao cotidiano indígena. Acompanhar o ritmo da música com palmas e pés. Conhecer, ouvir e manusear o Pau-de-chuva. Conhecer uma sonoridade próxima a das músicas indígenas.
Registros das atividades
☻Fabricando nossos personagens - Peri e Iracema:
Desenhando os personagens a partir de modelos (Peri: Rychard e Iracema: Raquelly)
Vestindo nossos personagens
(trabalhando gênero - masculino e feminino, partes do corpo, vestes e características físicas indígenas)
Peri e Iracema prontos
(trabalhando gênero - masculino e feminino, partes do corpo, vestes e características físicas indígenas)
☻Conhecendo o CUITÉ e fazendo a nossa arte:
Imagens utilizadas para mostrar a árvore que dá o cuité.
Conhecendo o cuité (trabalhando tamanho, peso, cor, tamanho)
Abrindo o cuité (trabalhando forma, aberto/fechado, dentro/fora, cheiro, textura)