domingo, 23 de dezembro de 2012

Formatura 2012

Por Érica de Campos, P.E.I. - EI 31





  No dia 21 de dezembro, após a visita do Papai Noel em nosso EDI, aconteceu a nossa 1ª Formatura com as turminhas de Maternal II - EI 30 e EI 31. 

  De repente, nossos pequenos estavam ali fechando um primeiro ciclo de muitos que estão por vir, pois o caminho desses pequenos está apenas começando; eles concluíram o ciclo da Educação Infantil e agora estão rumo ao 1º ano do Ensino Fundamental.

 Foi um dia muito cansativo para todos, crianças e adultos, porém emocionante e recompensador, um momento de reflexões e lindas lembranças de todo um ano de construções e superações, que representa uma série de conquistas para eles: Primeira escola,  primeiros educadores, primeiros coleguinhas, primeiras sensações de ser e de estar, de autonomia, enfim, é nesse processo de conquista da autonomia, que nós educadores  buscamos sempre, de alguma forma, mostrá-los o prazer das novas descobertas e emoções, característica esta que desejamos que siga eternamente com eles.

  Que nossas crianças reconheçam a importância da Educação em nossas vidas e que sempre possam buscar a satisfação em cada etapa superada!

  Mais um ano se passou, mas não totalmente, pois ficará guardado em cada um de nós, pelas amizades e pelo aprendizado que levaremos para as próximas experiências!


☺Fiquem com os registros do dia


☺Acomodação




☺Início





☺Juramento


 


























☺Apresentações


 





☺Entrega dos Diplomas

Renata (Diretora), Regina (Diretora Adjunta) e Laura (Professora Articuladora): Atentas!

Turma EI 30








Turma EI 31

☺Comilanças e Despedidas


























Queridos Formandos!

O nosso EDI se sente orgulhoso por poder compartilhar esse momento.

Agradecemos a vocês, às famílias, aos amigos, aos coleguinhas, à comunidade e à toda equipe EDI Renan de Souza Leal; pela paciência, carinho e dedicação! 
Sentiremos saudades! Sejam felizes!

sábado, 22 de dezembro de 2012

Papai Noel no nosso EDI!

Por Geraldo Alves, AAC - EI 40



   Papai Noel existe?

   Será?

   Se não, vejamos:

  Começamos um sonho coletivo em fevereiro 2012, pais e responsáveis, tias da Direção, tias PEI’s, tios AAC’s, tios da cozinha, tias ASG’s e tias da portaria. Ah sim, e os astros principais, as crianças.

   Para uns a continuação de um sonho, para outros a novidade. Assim iniciamos a trilhar um caminho mágico onde vivenciamos emoções múltiplas com a troca de saberes. Lógico que encontramos pedras ao longo do caminho, do sonho. Mas a determinação, garra e maturidade de uns sonhadores, tirou-as, deixando para as crianças a parte poética do sonho.

   E, assim sucederam-se as etapas que fomos vencendo: de acabar com o choro, deixar a chupeta, se alimentarem sozinhos, aprenderem a pedir e ir ao banheiro, aprender a partilhar e compartilhar e, principalmente a confiar, e sucessivamente mais, mais e mais.

   Chegamos ao Carnaval e Dia do Circo, que realmente foi o primeiro sonho coletivo. E que lindo ficou! E veio Dia do Índio, Dia das Mães, Folclore, Festa Julina, Dia dos Pais, da Pátria, Maratona de Leitura, Dia das Crianças. Tudo entremeado pelos COC’s, jornadas pedagógicas, reuniões, planejamentos e etc...

   Sonhamos, sonhamos, sonhamos até que chegamos ao encerramento do ano letivo e 1ª  formatura das turmas de Maternal II.

  Novamente a emoção do sonho coletivo. Planejamentos, confecção de convites, lembrancinhas e tudo mais que envolve a ocasião, onde dentre tantas coisas destacamos a confecção dos capelos, que por sinal ficaram lindos.

   Ufa... conseguimos!

   Está provado, a união faz a força, e fez a diferença.

   Papai Noel existe?!!!

   Sim, agora posso afirmar que sim!

  Não só por ter realizado o sonho, e vivencia do a emoção de personificá-lo, mas pela constatação de que as sementes que havíamos lançado no solo fértil, as nossas crianças, ao longo deste sonho frutificaram.

   Nossos sonhos sonhados, tornaram-se REALIDADE!


  Foi muito gratificante ouvir da mãe (Priscila) de nossa menina Manuela que: 
Ela disse que não ficou com medo do Papai Noel, porque ele tinha a cor dela
e era o Tio Geraldo.







Valeu Equipe EDI Renan de Souza Leal!

Ao desafio 2013!


quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Troca de Experiências entre instituições de Educação Infantil: 2º Momento

Por Renata Albudane, Diretora - E.D.I. Renan de Souza Leal



   No dia 19 de dezembro fomos conhecer o espaço da E. M. Francisco José de Moraes. Recebidas por uma linda mesa de café da manhã, compartilhamos de um bate papo e de deliciosas guloseimas. Curiosos, fomos conhecer o espaço, cada pedacinho, cada Sala de Aula, Sala de Leitura, parquinho. Ficamos encantados!

  A proposta da troca das profissionais da E.M. Francisco José de Moraes foi o Projeto Pedagógico Anual (PPA) - Um mar de descobertas e os sub-projetos das turmas. Duas professoras de maternal apresentaram vídeos com imagens de trabalhos realizados durante o ano letivo e relataram experiências vividas no período. Uma professora de Pré-escola também contou sua experiência, como foi sua vivência durante o ano letivo e todos os seus sub-projetos foram realizados com histórias com moral. Inclusive histórias Bíblicas.

























   A Professora de Sala de Leitura, Miriam, nos falou da rádio-escola e do Jornal Nosso Jardim, do empréstimo de livros, dos projetos da Sala de Leitura. 

    Foi emocionante quando ela convocou a todos para um grande coral - Natal todo dia!


   Depois encerramos com chave de ouro ouvindo É isso aí de Ana Carolina e Seu Jorge. Ainda houve tempo para participar de uma brincadeira combinada de chocolate derretido, digo, de barra de chocolate, e após, saboreamos um delicioso almoço. Tudo feito com muito carinho! Enfim, ADORAMOS!!!!



A oportunidade fez a felicidade de dois grupos se encontrarem e se conhecerem.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Troca de Experiências entre instituições de Educação Infantil: 1º momento

Por Renata Albudane, Diretora - E.D.I. Renan de Souza Leal




   A proposta da GEI (Gerência de Educação Infantil) foi uma troca de experiência em pleno final de ano letivo, muitas expectativas, muitas tarefas de fechamento. Mas no fim das contas um momento MARAVILHOSO, foi simplesmente muito bom compartilhar o sucesso e os anseios de duas instituições diferentes. A nossa troca de experiências aconteceu com a E. M. Francisco José de Moraes. No prime dia,17 de dezembro, nos reunimos no nosso E.D.I. - Muita curiosidade: Uma Escola nos conteiners (monoblocos habitáveis). Como poderia ser isso? Ficaram encantadas! Nosso espaço é muito aconchegante!




   Apresentamos o nosso Blog, nossas fotos com atividades de culminância, trabalhos coletivos. Falamos de paixão, paixão que só quem ama educar, tem. Paixão de alma. Começo? Fim? Recomeço? O que podemos esperar agora?

Música: Começo, meio e fim do conjunto Roupa nova:





   Falamos da nossa experiência em participar do Troféu Rioeduca, que conquistarmos este tão nobre prêmio. Alguns profissionais da Educação Infantil falaram das suas experiências, Geraldo que fez o concurso de AAC e apaixonado pela ação de educar iniciou o curso complementar na Formação de Professores. Luciene que era Guarda Municipal e trocou de Secretaria para trabalhar com crianças. Néle que depois de criar os filhos decidiu trabalhar fora e adora o que faz. Érica que contou sua experiência em atuar na Educação Infantil depois de atuar na coordenação escolar. Andréa que era corretora, ainda glamourosa, agora atua com nossas crianças num faz-de-conta sem fim! E com um almoço maravilhoso encerramos o nosso dia, aguardando o próximo encontro para trocar e conhecer um pouco mais dos nossos colegas. Foi muito bom. Vale repeteco!

   Terminamos com muita fé, fé na vida, fé no homem, fé no que virá. Vamos lá fazer o que será! - com Gonzaguinha, Sementes do amanhã:







Por fim, confraternizamos em um delicioso almoço!


Escolhemos a harmonia de quem começa e termina com fé sempre!!!

sábado, 24 de novembro de 2012

E o Troféu Rioeduca 2012 vai para...

Por Gleice Cruz, P.E.I. - EI 41





   Dia 21 de novembro: Momento único, de muita alegria... E o Troféu Rioeduca 2012 vai para... Nesse instante o coração acelerou. Que máximo! O Projeto "Dias de Índio", realizado pela Professora Érica em nosso EDI, foi premiado!!!

   Muita emoção. Depois foi só comemorar...



  Parabéns Tia Érica, Direção e equipe do EDI Renan de Souza Leal

  Imaginem só se com onze meses de vida o nosso EDI já recebeu um prêmio, imagina quando tiver com 10 anos!


  ►Confira nossos momentos no evento:



























►Mais sobre a noite da premiação visitando Troféu Rioeduca 2012 no Blog da 9ª CRE.
►Mais sobre o projeto premiado visitando o Projeto Dias de Índio no blog, da professora Érica, Miscelânea Pedagógica.

sábado, 17 de novembro de 2012

4º COC/2012

Por Renata Albudane, Diretora - E.D.I. Renan de Souza Leal





   O nosso 4º Conselho de Classe foi um momento de Reflexão. Com a Poesia "Quando me amei de verdade" de Charles Chaplin e o Vídeo motivacional de Daniel Godri, onde o objetivo era pensar no seu papel individual como membro desta equipe que faz o EDI Renan funcionar. 


Mensagem
Quando me amei de verdade

(Charles Chaplin)



Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, 

eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato. E, então, pude relaxar.
Hoje sei que isso tem nome... Auto-estima. 
Quando me amei de verdade, pude perceber que a minha angústia,meu sofrimento emocional
não passa de um sinal de que estou indo contra as minhas verdades.
Hoje sei que isso é... Autenticidade.
Quando me amei de verdade, parei de desejar que minha vida fosse diferente e comecei a ver que
tudo o que acontece contribui para o meu crescimento.
Hoje chamo isso de... Amadurecimento.
Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou
alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo.
Hoje sei que o nome disso é... Respeito.
Quando me amei de verdade, comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável... Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa
que me pusesse para baixo. De início, minha razão chamou essa atitude de egoísmo.
Hoje sei que se chama... Amor-próprio.
Quando me amei de verdade, deixei de temer meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos. Abandonei os projetos 

megalômanos de futuro. 


Hoje o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo.
Hoje sei que isso é ... Simplicidade.
Quando me amei de verdade,desisti de querer ter sempre razão e, com isso, errei menos vezes. 
Hoje descobri a... Humildade.
Quando me amei de verdade, desisti de ficar vivendo o passado e de me preocupar com o futuro. Agora, me mantenho no presente,
que é onde a vida acontece.
Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é... Plenitude.
Quando me amei de verdade, percebi que a minha mente pode me atormentar e me decepcionar.
Mas quando eu a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada.
Tudo isso é... SABER VIVER!



 ►Confira o vídeo motivacional de Daniel Godri:





   Cada um fez uma avaliação global de setores funcionais do EDI, através destas avaliações poderemos visualizar como, de maneira global, somos individualmente vistos. Foi de difícil compreensão, mas não queremos avaliar pessoas, queremos avaliar o conjunto e como ele funciona, pois nós juntos formamos este conjunto.



























   Mais uma vez foi maravilhoso compartilhar com esta equipe momentos de feedback e através destes ajustes melhorar diariamente nossa atuação na Comunidade. Avaliar nossas crianças, avaliar nossas ações... 



O ano letivo vai se findando e nós vamos refletindo sobre o que podemos aprimorar e melhorar.


sexta-feira, 16 de novembro de 2012

4ª Reunião com responsáveis EI 30

Por Rosangela Miguel, P.E.I. - EI 30


    No dia 13 de novembro, realizamos mais uma reunião com os responsáveis da nossa turma. Um momento de grande importância para a realização do nosso trabalho, pois é quando estreitamos nosso relacionamento com a família, ouvimos criticas e sugestões e reorganizamos todo nosso trabalho. A comunicação e o bom relacionamento entre a família e a escola são fundamentais para a construção do sujeito em vários aspectos como: cognitivo, social, afetivo e outros.

  Porém muitas vezes lidamos com adversidades para nos reunimos, é a falta de tempo, os pais que trabalham, falta de interesse e nesse dia ainda houve chuva que caia naquela hora, mas alguns responsáveis estiveram presentes e foi possível realizar a reunião.

   Iniciamos com uma dinâmica sobre a importância de a escola e a família terem a mesma fala na educação das crianças, pois quando isso não acontece o educando fica perdido em meio a tantas informações e comandos desconectados sem um referencial seguro a seguir. Após realizamos a leitura de um texto para reflexão sobre o tema limites, dedicamos um bom tempo a essa conversa, pois entendemos que a cada dia os pais estão deixando de impor limites na educação de seus filhos, por diversos fatores muitos deles explorados no texto.

   Em seguida, conversamos sobre alguns cuidados que precisamos do auxilio da família para a realização do nosso trabalho, como: a toalha de banho, a quantidade de roupas, pediculose e outros problemas de saúde, objetos trazidos para a escola, a falta dos alunos, alunos com dificuldade de socialização e o calendário de atividades até o fim do ano letivo.

  Agradecemos a todos os responsáveis que estiveram presentes
e acreditamos que os maiores beneficiados com este momento 
são nossos pequeninos.