quarta-feira, 20 de junho de 2012

Hortinha da Turma EI 41

Por Gleice Cruz, P.E.I. - Turma EI 41


   Percebendo a semana do meio ambiente e o mês do Rio + 20, a turma EI-41 fez uma horta com materiais reciclados.

  Começamos nossas atividades reaproveitando caixas de leite, garrafas Pet e sobras de materiais utilizados no dia a dia da sala.

  As crianças enfeitaram as caixas de leite com tampas de garrafa, canudos, sobras de lã e paetê e palha.


   As garrafas pets foram cortadas pelas tias da sala e as crianças enfeitaram a garrafa com sobras de EVA que ao mesmo tempo se transformaram em formas geométricas e cada aluno usou uma cor diferente.

   Eles puderam visualizar o círculo vermelho/amarelo, o quadrado verde/preto, o triangulo azul/laranja.

  Após lermos a história: “A semente e o fruto”, conversamos sobre o desenvolvimento da semente dede quando plantamos até quando ela dá frutos para a nossa alimentação.



  As crianças colocaram terra adubada em cada recipiente e depois receberam sementes de camomila, alface, pimentão e cebolinha. Cada um plantou sua semente e depois, com uma tampinha de garrafa, eles molharam a terra.


  Agora, molhando e deixando no pátio da creche para que ela receba luz solar, é só esperar as plantas se desenvolverem para podermos colher e experimentar o verde tão temido pelas crianças. Para que elas possam perceber o quanto é gostoso e faz bem a saúde.

Um comentário:

  1. Foi muito legal, as crianças participaram de verdade e com muita concentração. Parabéns equipe da EI-41 pelo belo trabalho!!

    ResponderExcluir