sábado, 13 de outubro de 2012

3º COC/2012

Por Renata Albudane, Diretora - E.D.I. Renan de Souza Leal




   Aconteceu no dia 10/10/12 o terceiro Conselho de Classe do EDI Renan de Souza Leal. Um momento para refletir sobre nossa gestão, fazer acertos, esclarecimentos, avaliações, enfim, conversar!

   Fizemos a leitura desta fábula do folclore Indu que é clássica e mostra como cada indivíduo que vê as coisas somente do seu ponto de vista pode pensar estar certo, no entanto pode concluir estar errado quando vê as coisas por outro lado, de outro ponto de vista. Quando ouvimos todos os lados envolvidos em uma situação e outros pontos de vista, podemos tirar uma conclusão mais eficaz e completa de uma situação. A empatia é fator preponderante.


Os cegos e o elefante

Certo dia, um príncipe indiano mandou chamar um grupo de cegos de nascença e os reuniu no pátio do palácio. Ao mesmo tempo, mandou trazer um elefante e o colocou diante do grupo. Em seguida, conduzindo-os pela mão, foi levando os cegos até o elefante para que o apalpassem. 

Um apalpava a barriga, outro a cauda, outro a orelha, outro a tromba, outro uma das pernas. Quando todos os cegos tinham apalpado o animal, o príncipe ordenou que cada um explicasse aos outros como era o elefante, então, o que tinha apalpado a barriga, disse que o elefante era como uma enorme panela. O que tinha apalpado a cauda até os pelos da extremidade discordou e disse que o elefante se parecia mais com uma vassoura. “Nada disso”, interrompeu o que tinha apalpado a orelha. “Se alguma coisa se parece é com um grande leque aberto”. O que apalpara a tromba deu uma risada e interferiu: “Vocês estão por fora. O elefante tem a forma, as ondulações e a flexibilidade de uma mangueira de água…”. “Essa não”, replicou o que apalpara a perna, “ele é redondo como uma grande mangueira, mas não tem nada de ondulações nem de flexibilidade, é rígido como um poste…”. Os cegos se envolveram numa discussão sem fim, cada um querendo provar que os outros estavam errados, e que o certo era o que ele dizia. Evidentemente cada um se apoiava na sua própria experiência e não conseguia entender como os demais podiam afirmar o que afirmavam. 

O príncipe deixou-os falar para ver se chegavam a um acordo, mas quando percebeu que eram incapazes de aceitar que os outros podiam ter tido outras experiências, ordenou que se calassem. “O elefante é tudo isso que vocês falaram.”, Explicou. “Tudo isso que cada um de vocês percebeu é só uma parte do elefante. Não devem negar o que os outros perceberam. Deveriam juntar as experiências de todos e tentar imaginar como a parte que cada um apalpou se une com as outras para formar esse todo que é o elefante.”


   Cada um tem suas experiências pessoais e profissionais e por vezes se consideram com razão, porém não podemos impor nosso ponto de vista, o diálogo é a melhor maneira de ajustar o relacionamento em grupo.

A pauta foi extensa:
  • Agradecer a parceria da Equipe nos eventos realizados neste período.
  • Lembrar que o Estágio Probatório é condicionalidade para a aprovação no concurso, sendo este eliminatório.
  • Esclarecer fatos e ajustar posturas necessárias para um trabalho ético e responsável.
  • Avaliar o momento, o desenvolvimento infantil.
  • Arrumar as oficinas para a Festa do Dia das crianças que seria no dia seguinte.


A galera estava concentrada. É sempre muito bom avaliar, ajustar, mudar, acertar. 



Somente juntos poderemos obter sucesso!!!
Juntos somos fortes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário